7 de março de 2013

Jasmin, pintor das mulheres, despede-se de nós...


O artista plástico baiano Luiz Jasmin morreu ontem (06/03/2013), aos 72 anos, após 47 dias internado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). Ele tinha metástase em decorrência de um sarcoma de de coxa e recebia tratamento paliativo, de acordo com o seu companheiro, Newton Bezerra.

Luiz Jasmin morava em Vila Velha, na Ilha de Itamaracá (PE), há mais de 30 anos. O seu corpo está sendo velado na Câmara de Vereadores do município e o enterro será no cemitério local, às 17h de hoje.

O artista plástico é autor da famosa capa de Maria Bethânia com o busto nu feita para o disco Recital Boite Barroco (1968), censurada pelos militares durante a ditadura.



Na sua glamorosa trajetória, o jet-setter – que chegou a ser eleito o homem mais bonito do Brasil – conheceu artistas como Andy Warhol e Salvador Dalí (com quem chegou a expor), e retratou homens como o ditador português António Salazar e os jogadores Jairzinho e Rivelino. Mas foram as imagens femininas que fizeram sua fama; foram retratadas por ele celebridades, socialites e aristocratas como Maysa, Maria Bethânia, Gal Costa, Clara Nunes, Mãe Menininha do Gantois, Carmen Mayrink Veiga, Danuza Leão, Françoise Sagan e a princesa Margaret da Inglaterra, entre muitas outras.

O artista também envolveu-se com o teatro, escrevendo peças e atuando; foi o primeiro homem, aliás, a aparecer completamente nu em um palco brasileiro, na peça “Cordélia Brasil”, em 1968 – sua parceira no tablado era ninguém menos que Norma Bengell. Essa e muitas outras histórias são contadas no livro “Mulheres encantadas”, lançado na Fliporto 2012 (Olinda), no qual o próprio pintor passa em revista sua vida e as mulheres fascinantes que cruzaram seu caminho.

Durante seu internamento no hospital, Jasmin não parou de produzir belíssimos desenhos, dentre eles, um intitulado "Iemanjá" que nos foi confiada para presentear a Rainha do Mar no dia 02 de fevereiro no Rio Vermelho, Salvador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário