15 de outubro de 2012

100 maiores vozes da história da música




"Os baianos Maria Bethânia, Gal Costa e Caetano Veloso estão entre as 10 maiores vozes da música brasileira. É o que aponta o ranking, elaborado por 60 especialistas, que traz os 100 maiores vozes da história da música do país e será publicado na edição especial de aniversário de seis anos da revista Rolling Stone Brasil, que chega às bancas a partir da próxima segunda-feira (15).

Os três "doces bárbaros" ocuparam, respectivamente, o quinto, sétimo e oitavo lugar. Quem liderou o ranking foi o carioca Tim Maia, que faleceu em 1998, aos 56 anos. Com sua famosa voz rouca, ele é considerado um dos maiores ícones da música popular brasileira e o pioneiro do estilo soul no Brasil. Em segundo lugar, está a saudosa Elis Regina, seguida de Ney Matogrosso.

No site da revista, foram publicados trechos dos depoimentos sobre os dez primeiros colocados. Caetano Veloso foi o autor do depoimento para sua irmã, Maria Bethânia: "Bethânia surgiu para o público como apenas e exclusivamente uma voz. Foi na Bahia. O diretor de teatro Álvaro Guimarães montou O Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues, e o espetáculo abria com um longo blackout em que se ouvia a voz de uma garota desconhecida cantando “Na Cadência do Samba”, de Ataulfo Alves. Ela tinha 17 anos, mas era já essa voz de timbre rico e afeto intenso que nos impressiona até hoje. Ninguém via a figura que sustentava aquela voz nas trevas. Mas o espetáculo começava com uma força ímpar no teatro mundial."

Veja de quem são as 10 maiores vozes da música brasileira, segundo o ranking:

1 - Tim Maia
2 - Elis Regina
3 - Ney Matogrosso
4 - Wilson Simonal
5 - Maria Bethânia
6 - Roberto Carlos
7 - Gal Costa
8 - Caetano Veloso
9 - Clara Nunes
10 - Milton Nascimento

Fonte: Camila Queiroz
(camila.queiroz@redebahia.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário