30 de abril de 2012

No mar que nos une, sobre o encanto do canto de Maria Bethânia




Maria Bethânia interpreta Chico Buarque, nos informa o cartaz no Coliseu dos Recreios. No mês de maio Maria Bethânia retorna a Portugal, quase um ano depois de ter sido distinguida pela Câmara Municipal de Lisboa com a medalha de mérito (Grau Ouro).

O espectáculo apresentado será adaptado ao que fez ano passado em terras brasileiras no Circuito do Banco do Brasil.

Bethânia retorna, como sempre, única e inigualável na sua interpretação. O mês de maio que por cá sagramos como o mês de Maria, por ser o mês em que se comemora o dia de Nossa Senhora de Fátima, por isso um mês de alegria, de fé e nada melhor para enaltecê-lo do que poder assistir aos espectáculos de Maria Bethânia.

Oásis de Bethânia, seu 50º disco, já chegou em terras lusitanas, onde podemos presenciar uma Bethânia convicta do que é, para que veio e onde é o seu lugar. "Sertão é onde não tem nada. Não tem água. Falta tudo. É um limite que Deus coloca. Para mim, é como se fosse uma fonte, uma nascente pura. Tenho sempre que lembrar que existe esse lugar no meu país. Me bota do tamanho que eu sou. É a vida seca. É o filho de Deus, criado sem apoio, sem ajuda, sem nada. Retrata muito a coisa árida do mundo, e ao mesmo tempo o amor que o sertanejo tem por sua terra".

Um disco forte, sereno, direto como a própria interprete o traduz: "Sempre me comove. Sinto uma coisa forte porque, como artista, sou muito verdadeira, lido com coisas muito finas. Poesia, música, corda vocal, que é mais tênue que um fio de cabelo. O mundo tá grosseiro, sem classe, sem delicadeza, sem querer prestar atenção aos detalhes. Quando vejo o trabalho pronto, é sinal de que eu andei assim mesmo. É o que me conforta e me faz vaidosa. Quando penso que talvez eu fragilize e depois vejo que fiz, é um prazer."

Agora é aguardar o mês de maio chegar, quem sabe com as flores da primavera de Lisboa não teremos nosso jardim mais florido com a sua presença forte em nossos palcos.

Os bilhetes foram postos a venda no passado dia 10 de abril e poucas vagas há neste momento para quem quiser assistir ao evento.


Sua temporada inicia em Viana do Castelo em 6 maio (leituras poéticas), Coliseu do Porto dia 8 de maio (Bethânia Interpreta Chico Buarque), seguindo para Figueira da Foz dia 10 de maio (leituras poéticas) e no dia 12 de maio no Coliseu dos Recreios em Lisboa (Bethânia Interpreta Chico Buarque).

Lilia Trajano (de Portugal).

Um comentário:

  1. Tá quase chegando a hora de ver, ouvir e se deliciar com Maria Bethãnia, emoção única, plural, para além das palavras, emoção que faz o coração chorar de alegria, prazer ...

    ResponderExcluir