27 de junho de 2011

De repente desce um canto: Maria Bethânia interpreta Guimarães Rosa





"A UFPA - Pós-Graduação em Letras promove Seminário sobre Guimarães Rosa. Literatura, Língua Portuguesa, Geografia, Ciências Sociais, Filosofia, Psicologia... Essas são apenas algumas das inúmeras áreas do conhecimento que norteiam a vasta e rica obra de um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. “Guimarães Rosa em perspectiva interdisciplinar” é o tema do IV Seminário Rosiano, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará. A programação deste ano ocorre entre os dias 29 e 30 de junho e ainda está recebendo inscrições, apenas como ouvinte.

Entre as atividades previstas para o IV Seminário Rosiano estão conferências, sessões de comunicação, minicursos e lançamento de dois livros: A contradança poética: poesia e linguagem em Cara-de-Bronze, de Carlos Dias, e Intérpretes do mundo-sertão: literatura e sociedade na recepção crítica de Grande Sertão: Veredas, de Everton Teixeira.



Programação – A conferência de abertura terá como tema “Guimarães Rosa, entre o arquivo e a obra” e será ministrada pela professora convidada Maria Célia Leonel, da Universidade Estadual Paulista – Unesp. Em seguida, o professor Sílvio Holanda fala sobre “Literatura e música: Richard Wagner e a crônica de Guimarães Rosa”. A programação ocorrerá no auditório do Centro de Capacitação da UFPA (Capacit). Nos dois dias, haverá sessões de comunicação, além dos minicursos “Guimarães Rosa e o Romance de 30” e “De repente desce um canto: Maria Bethânia interpreta Guimarães Rosa”.

Histórico – Os seminários em torno da obra de Guimarães Rosa são realizados desde 2008, como parte da agenda de atividades do Projeto Estudos Estético-Recepcionais acerca da Literatura de Língua Portuguesa: Guimarães Rosa (EELLIP), coordenado pelo professor Sílvio Holanda, e com vínculo ao Mestrado em Letras da UFPA. Desde então, os encontros, que ocorrem sempre em junho, proporcionaram: a divulgação da pesquisa científica local; o contato com pesquisadores de excelência acadêmica reconhecida. 





Minicurso: De repente desce um canto: Maria Bethânia interpreta Guimarães Rosa
Ministrante: Prof. MSc. Everton Teixeira (UFPA/Bragança)
Horário: 14h:00 às 18h:00



"A parte mais significativa deste minicurso perpassa algumas das lições deixadas pelo medievalista alemão H. R. Jauβ (1921-1997), como a de que “a vida histórica da obra literária não pode ser concebida sem a participação ativa de seu destinatário” (1970, p. 169). Desta forma — levando em consideração a figura do leitor (enquanto conceito) e a sua contribuição para o reavivamento do objeto estético — a proposta deste trabalho tem como objetivo não só se focar num mero eco de leituras não-literárias, mas realizar um diálogo crítico entre as linguagens artísticas da música popular e da literatura brasileiras, examinando como esta última, em seus desdobramentos pode contribuir na composição poética da primeira, tal como nos revela a leitura da obra de João Guimarães Rosa (1908-1967) realizada por Maria Bethânia em seus álbuns Brasileirinho (2003) e Pirata (2006). 
[...] 

A maneira de aprendizes, alguns de seus leitores seguiram esta prática, dentre estes, a intérprete da MPB Maria Bethânia que ao fundar o selo musical independente Quitanda, lança mão de alguns conceitos, máximas e frases formuladas pela genialidade rosiana nas obras Corpo de baile (“Uma estória de amor”), Grande sertão: veredas e Tutaméia (“Barra da Vaca”, 1967). À guisa de vinhetas de abertura, estes excertos de Guimarães Rosa operam as funções de organizadores e sintetizadores dos enredos que compõem os vários “atos dramáticos” encerrados nas canções entoadas pela artista baiana que, por intermédio das criações do autor de Magma, elabora a sua tradução cultural do Brasil caboclo e sertanejo, esquecido e dizimado pelas necessidades urbanas e pelo desprezo capitalista contemporâneo."


Abraços,
Fã-Clube Grito de Alerta
www.gritodealerta.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário