19 de março de 2011

Projeto inspirado na obra de Maria Bethânia em programa da Rede Globo.


Unir MPB e poesias com aprendizado de Filosofia e História em sala de aula. Essa é a proposta do projeto "Brasileirinho: Sarau de Poesia e Filosofia no Bosque" que há cerca de seis anos vem ajudando a resgatar nos jovens o prazer pelos estudos e abrindo a eles novas perspectivas de enxergar o mundo.

Desenvolvido pela professora Vânia Aparecida Silva Corrêa Pinto com os alunos do ensino médico do Colégio Estadual Vicente Januzzi, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, o projeto é inspirado nas canções de um dos ícones da música brasileira, a cantora Maria Bethânia. Desde 2007, quando conheceu o projeto, Bethânia tem acompanhado o trabalho realizado pela educadora e sempre que pode abre espaço em sua agenda para receber os estudantes e conversar com eles sobre música, cultura e educação.

Maria Bethânia com alunos do projeto.
Neste domingo, dia 20 de março, o tema ganha visibilidade nacional. As duas defensoras do ensino no País estão entre as convidadas no programa Esquenta!, da Rede Globo, que nesta semana reunirá artistas e educadores para discutir sobre a importância da escola, num clima de alegria, samba e descontração. Juntas, Bethânia e Vânia aproveitam a oportunidade para falar sobre o papel da música como recurso pedagógico, contar a experiência exitosa do projeto e ressaltar o valor da educação como instrumento de transformação e desenvolvimento do ser humano. Tudo é claro, ao som da boa música brasileira.

Comandado pela apresentadora Regina Casé, o programa contará também com a participação de uma professora do município de Duque de Caxias, no Rio, que desenvolve um projeto de leitura com os alunos, e de duas representantes de escolas do Piauí que, no último levantamento do MEC, conquistaram notas elevadas no Índice de Desenvolvimento da Educação, o IDEB.

O Esquenta! vai ao ar a partir das 12h30. Vale a pena conferir e saber mais sobre esses exemplos de sucesso!

Fonte: Blog Educação


Abraços,
Fã-clube Grito de Alerta
(Site oficial)
(Comunidade do Grito de Alerta no Orkut)
(Nosso Twitter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário