4 de março de 2010

Jards Macalé: Um Morcego na Porta Principal

Antes de começar a entrevista, esse tijucano, que muitos pensam ser baiano, reclama da idéia de fazerem um filme sobre ele. Ao ser questionado do porquê, ele diz: “medo que vocês desconstruam tudo que construí”. E esse receio vai por água abaixo no decorrer de "Um Morcego na Porta Principal", documentário de Marco Abujamra sobre a vida dessa figura lendária, Jards Macalé.
                Em pouco mais de uma hora, esse brasileiro conta histórias de sua vida conturbada e prolifera. Desde sua infância na Tijuca, passando por Ipanema, vivenciou os terríveis anos da ditadura até os dias de hoje em que mantém suas frases apimentadas e sarcásticas tanto em elogios quanto em críticas. Macalé faz graça mesmo em momentos onde correu risco de vida.
     Autor de canções maravilhosas, com parceiros do mesmo quilate, narra sua trajetória na história da música brasileira, contando casos interessantes e curiosos sobre seus primeiros encontros com mestres como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Torquato, Capinam, João Gilberto, Moreira da Silva, entre outros.   
     Considerado maldito por uns e magnífico por outros, esse compositor, instrumentista, ator e poeta, nos mostra que mesmo em momentos de profunda tristeza, a arte pode vir de lugares inesperados para salvar aqueles que, como ele, não conseguem viver sem ela.


Jards Macalé - Um Morcego na Porta Principal joga uma luz sobre a trajetória nada linear deste artista contestador e personagem controverso da cultura brasileira nas últimas quatro décadas. Autor de "Vapor Barato" e "Movimento dos Barcos", parceiro principal de Waly Salomão, violonista e arranjador de Gal Costa e Caetano Veloso, ator e autor de trilhas de Nelson Pereira dos Santos, amigo pessoal de Lygia Clark e Hélio Oiticica. Mas, antes de tudo, o "maldito" que sonha em ver a palavra amor na bandeira do Brasil.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Marco Abujamra, João Pimentel
Roteiro: João Pimentel, Marco Abujamra
Duração: 71 min.
Ano: 2008
País: Brasil
Gênero: Documentário
Cor: Colorido
Distribuidora: Moviemobz
Classificação: Livre
Fã-clube Grito de Alerta

Nenhum comentário:

Postar um comentário