7 de março de 2010

Brasília: CPLP discute o futuro da língua portuguesa

A capital brasileira será sede, de 25 a 31 de março, de uma conferência internacional sobre o futuro da língua portuguesa, que culminará com a VI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguêsa (CPLP).
Além dos oito estados membros da CPLP - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, participarão nas discussões representantes da Guiné-Equatorial, Ilhas Maurícias e Senegal, na qualidade de estados observadores associados.

A abertura da conferência internacional no Palácio do Itamaraty, no dia 25, será marcada pela leitura de trechos de obras literárias de autores de língua portuguesa pela cantora brasileira Maria Bethânia.

Os eventos serão co-presididos pelo Brasil, como país-sede, e por Portugal, que está a presidir à CPLP.

Paralelamente à conferência e à reunião ministerial, será organizada uma semana cultural da língua portuguesa em Brasília.

A programação é vasta e inclui a exposição "Língua viagem - em português todos se encontram" e oito espetáculos musicais que reunirão, a cada apresentação, um cantor brasileiro e um cantor de outro país da CPLP.

Haverá também uma mostra de cinema, com a exibição de 15 filmes lusófonos e diversas mesas redondas sobre literatura, a relação do português com outras línguas, a sua inserção na Internet e os dialetos falados nos países africanos.

Fonte:
http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=35363

Fã-clube Grito de Alerta

Nenhum comentário:

Postar um comentário